quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Aula de história

Um pouco de cultura geral não faz mal a ninguém e para assinalar o dia de hoje, cá vai:

A História da República Checa começa em 1993, quando a Checoslováquia se separou, pacificamente, em dois países, resultando em repúblicas independentes: a República Checa e a Eslováquia. Porém a evolução histórica da República Checa começa quando as terras checas foram unificadas pelos Premislides. O reino da Boémia, que actualmente integra a República Checa, foi uma potência regional que atravessou graves conflitos religiosos como as Guerras Hussitas no século XV e a Guerra dos Trinta Anos no século XVII. Mais tarde, esta região caiu sob influência dos Habsburgos e passou a fazer parte do Império Austríaco. Depois do colapso deste estado, que se seguiu à Primeira Guerra Mundial, os checos e os seus vizinhos eslovacos se juntaram e formaram a república independente da Checoslováquia em 1918. A Checoslováquia foi invadida pelos alemães em 1939 e depois da Segunda Guerra Mundial caiu na influência da União Soviética. Durante a Primavera de Praga em 1968, uma invasão de tropas soviéticas pôs fim aos esforços dos líderes do país para liberalizar o regime. Em 1989, a Checoslováquia recuperou a liberdade por via da "Revolução de Veludo" ao fazer com que o Partido Comunista perdesse o monopólio do poder e com isso a Checoslováquia voltou a ser uma democracia.
Em Junho de 1990 foram realizadas as primeiras eleições democráticas do país após um período de comunismo e Václav Havel foi eleito presidente da república. Em 1991 e 1992 surgiu um movimento nacionalista que se traduziu na independência da República Checa e da Eslováquia no ano de 1993. Em 2004 a República Checa ingressou de forma conjunta com a Eslováquia na União Europeia.

Ora, foi a 28 de Outubro que os checos e os seus vizinhos eslovacos se juntaram e formaram a república independente da Checoslováquia em 1918.
Pilsen comemorou este dia da melhor forma, para começar todos os monumentos e atracções turistas custavam apenas 28 coroas, por toda a cidade havia comemorações e discursos, sei que também houve um desfile de luzes e para finalizar como não podia deixar de ser o belo do fogo de artificio.
Como nós só soubemos disto em cima da hora, não pudemos aproveitar o dia como deve ser. Ainda tentamos ir ao ZOO, mas quando lá chegamos já estava a fechar.

Sem comentários:

Enviar um comentário