sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Karlovy Vary - história

A área de Karlovy Vary na Era Pré-Cambriana  encontrava-se debaixo de água, era um imenso oceano. No Paleozóico toda esta água desapareceu e o granito e o magma vieram para a superfície onde estes se massificaram. O terreno de Karlovy Vary só foi criado na Era do Mesozóico.
Só apenas alguns lugares da Terra conseguem concentrar tanta variedade e importantes factores geológicos  numa área tão pequena.


No que diz respeito à fauna e à flora, esta região apresenta uma vasta área de Carvalhos, contendo até uma zona onde se encontram Carvalhos ácidos. A variedade de animais (mas especialmente pássaros) que aqui existe é um orgulho para todos os habitantes.



A idade do Bronze é caracterizada pelo desenvolvimento do metal que era usado para produzir armas, ferramentas e jóias.
A idade da Pedra trouxe mudanças na economia e na sociedade - diferenciação na propriedade, novo sistema de agricultura e novas divisões no trabalho.

Os Celtas assentaram nestas zonas na altura do ferro e os Romanos chegaram a usar esta cidade como rota de comércio.


De acordo com uma lenda, o Rei Charles IV descobriu o local das nascentes de água mineral enquanto estava a caçar. O Rei e o Imperador Romano deram liberdade e direito a que a fosse construído um pequeno Spa em Agosto de 1370.

Segundo a história, Karlovy Vary enfrentou algumas guerras, pertenceu a uns e a outros, foi confiscada, e foi libertada entre 1434 e 1547. Pouco tempo depois, em 1582 foi devastada por uma inundação e completamente destruída pelo fogo em 1604.


O conhecimento de que esta cidade era uma cidade de Spa's durante o século 15 e 16 foi graças à satisfação das pessoas que lá iam e que espalhavam a palavra. Ao ínicio o tratamento no Spa era considerado eficaz quando se tomava banhos diários de 10 horas.

Karlovy Vary esteve envolvida na guerra dos 30 anos e devido a isso a economia começou a descer e a cidade começou a perder as suas capacidades de atrair os turistas.

Beber água passou a ser considerado o tratamento de Spa ao invés dos banhos curativos que passaram para segundo plano. Vários médicos investiam na sua própria cura e nas suas próprias teorias.
Devido a tantos Spa's existentes na cidade conseguiu-se obter o dinheiro necessário para reconstruir a cidade que ficou estabelecida em 1795. Os aristocratas e a elite das sociedades começou a aparecer nesta cidade para poder lucrar com tudo isto e na segunda metade do século 19 a burguesia começou a estabelecer-se em Karlovy Vary.

Um novo ramo industrial foi o desenvolvimento e a produção da porcelana, devido à diversidade de matérias primas que esta região tinha.


A segunda metade do século 19 foi o período onde se construíram mais Spa's por toda a cidade. Spa's esses que são os mais populares ainda nos dias de hoje.
As teorias dos tratamentos foram sendo aperfeiçoadas assim como os equipamentos. Imediatamente antes da 1.ª Guerra Mundial Karlovy Vary hospedou o maior número de sempre de visitantes. Por exemplo em 1911 foram atendidos 70935 pacientes nos famosos Spa's.
Depois da 1.ª Guerra Mundial a vida do Spa baixou a sua popularidade. E a 2.ª Guerra Mundial arrastou a cidade para uma miséria económica pois esta encontrava-se do lado dos Alemães que se aproveitaram para manter lá as suas tropas em 1938.

O vidro foi um desenvolvimento que aconteceu na primeira metade do século 19, a produção de vidro já tem uma longa história nesta zona da Boémia. O vidro Checo começou a ser exportado para a Espanha, Holanda, França, Itália, Turquia, Polónia, Rússia e Índia desde o século 17.
Mas as novas invenções que se faziam com o vidro significaram prosperidade durante muitos anos, uma dessas novas invenções foi um melhor corte que passou a ser possível de executar. Sem esquecer no investimento que foi feito no fabrico de loiça de mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário